Kart F-4 (13hp) em detalhes.

Nos últimos anos é notório no meio do kartismo o crescimento do Kart Amador. Campeonatos de corridas curtas, campeonatos endurance, corridas especiais, karts especiais, tudo isso está movimentando um grande mercado e o melhor de tudo, promovendo esse esporte que tanto amamos.

O passo inicial para quem quer sair dos karts de aluguel e começar a competir mais profissionalmente é seguir para a F-4, também conhecida como F400 ou Fórmula 400.

Mas afinal, o que é essa categoria? Quais as diferenças para o rental kart?

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Motor

A principal diferença para os kart 125cc (2 tempos) é justamente a maior semelhança com os rental karts. A maioria dos campeonatos de F-4 utiliza o motor Honda GX 390, os mesmos utilizados nos karts 13hp, com algum tipo de preparação, que fazem o mesmo render entre 18 e 21hp.

Seu projeto original foi concebido para utilização em equipamentos estacionários, como geradores, bombas d’água, cortador de grama, entre outros equipamentos nos quais a rotação do motor é constante, ou seja, sua utilização no kart é uma adaptação, realizada não só no Brasil, mas também em alguns outros países, como Estados Unidos, que também utiliza os motores da marca Briggs & Stratton.

Por isso sua durabilidade é muito grande e seu custo é baixo, visto a facilidade na obtenção de peças. Sua rotação é baixa por ser um motor de 4 tempos.

Essa adaptação de motor para o kart ficou tão popular no Brasil que foi homologada pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), tendo regulamento oficial e categoria homologada nos campeonatos federados.

Neste regulamento a preparação permitida limita dos motores à potência de 18hp. Caso tenha curiosidade, veja o Regulamento Nacinal de Kart da CBA.

Chassis

Neste ponto encontra-se a maior diferença entre os rental karts e o F-4. O primeiro possui um chassi fabricado com tubos de aço carbono, tipo mais comum, bem resistente, porém mais pesado do que os tubos de aço liga cromo molibdênio, utilizado no chassis dos kart profissionais. Com isso, o F-4 é mais rápido em curvas, frenagens e acelerações, aproveitando melhor a potência do motor.

A ausência dos “borrachões” ajuda no menor peso. As carenagens plásticas passam a fazer mais diferença no desempenho, uma vez que, com velocidades maiores, a aerodinâmica passa a ser mais importante.

A estrutura não é tão reforçada e o banco não possui regulagem de distância. Como o peso do piloto representa em média 70% do peso total do conjunto, a posição do piloto define a distribuição de peso, o banco deve ser mantido na posição original, alterando a posição do volante e dos pedais para adequar ao piloto.

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Chassis de kart profissional. Menos estrutura tubular e mais leve só é possível pela utilização da aço com liga de Cromo Molibdênio. Repare que na proximidade do banco, próximo às pernas há apenas um tubo para estrutura longitudinal

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Estrutura mais robusta é necessária para suportar o uso severo característico do kart de aluguel. Perceba que na região das pernas há dois tubos fazendo a estrutura longitudinal.

A característica que mais gosto e que torna a experiência de ter um kart próprio mais diferenciada são as opções de setup. Vou escrever um post apenas sobre isso futuramente, mas acreditem, apesar da simplicidade, aquela máquina tem muita coisa pra ser trabalhada e melhorada.

Freio

O rental kart tem freio acionado por cabo de aço. Funciona com características muito semelhantes a um freio de bicicleta, porém proporcional ao veículo.

O freio é o disco na roda traseira e o disco é sólido. Já o chassi profissional tem freio hidráulico (alguns modelos utilizam cabo entre o pedal e o cilindro mestre de freio, ou burrinho de freio, mas não se considera que este sistema seja por cabo). O disco fica na roda traseira e é ventilado e a capacidade de frenagem é muito maior e é necessário uma sensibilidade muito maior no pé esquerdo.

Pneus

Componente de grande importância no automobilismo como um todo, os pneus dos karts profissionais e rental são iguais na dianteira, porém maiores na traseira dos F-4. Veja abaixo comparativo de medidas:

F-4 – Medidas: 10 x 4.60 – 5 (dianteira) e 11 x 7.10 – 5 (traseira)

Indoor – Medidas: 10 x 4.60 – 5 (dianteira) e 11 x 6.00 – 5 (traseira)

O composto de borracha utilizada também é diferente, sendo utilizado borrachas mais macias nos karts profissionais, pois prioriza-se o desempenho.

Visando maior durabilidade e menor custo, o rental utiliza pneus mais duros. Alguns kartódromos dispões de frotas especiais, como no caso do Kartódromo Aldeia da Serra, os quais utilizam pneus nas mesmas medidas que os profissionais, proporcionando maior aderência e desempenho. As diferenças são perceptíveis.

Segue abaixo um vídeo que fiz no Kartódromo Aldeia da Serra para comparativo entre os karts. A diferença das volta é em média de 7 segundos.

Bom, espero ter esclarecido um pouco sobre as diferenças e orientar um pouco aqueles que têm dúvidas se vale ou não a pena comprar um kart F-4.

Até a próxima!

Fontes:
www.cba.org.br
www.mgtires.com
www.metalmoro.com.br

Foto de capa: Blog da equipe / Jackson de Souza