A História do MINI Assimétrico

Saber mais sobre o MINI Assimétrico sempre foi uma curiosidade minha. Odiado por uns e amado por outros, sempre me chamou a atenção pelo seu design “diferente”.

Dizia meu amigo Dionisio Pastore, que o modelo de kart desenvolvido pela MINI era o modelo usado pelos “Cobras” da fábrica, além de ser o mais bonito é claro (palavras do titio Dionisio).

Muitas histórias se passaram, até que descobrimos a verdade sobre o modelo, contada aqui por Durval Viscardi, ex-piloto das Scuderias Mo-Kart, Silpo e depois Equipe MINI e que trabalhou no desenvolvimento deste kart.

O kart MINI Assimétrico (tortinho) foi desenhado pelo Emerson Fittipaldi, em princípio para usar dois motores em linha e participar das categorias de 200 cc, porém, acabou ficando somente com um motor de 125 cc ou 100 cc.

Os testes iniciais mostraram que o kart tinha problemas de refrigeração e quando entrava no miolo, o motor não recebia ar suficiente para o resfriamento.

MINI na reta

Nos testes “inoff” no circuito de Volta Redonda e aproveitando a passagem do Emerson por lá, foi usada lã no tanque para ver a aerodinâmica e detectamos o problema.

Teste MINI

Depois disto, bastou mudar o tanque que o problema foi resolvido!

Testes MINI

Deste teste nasceu o famoso “Tortinho”, kart que deu inúmeras vitórias a Equipe MINI nas categorias de 125cc e 100cc e que marcou época.

MINI Tortinho

Sua fabricação ocorreu entre fins de 67 até meados de 69, poucas unidades fora produzidas e hoje, é um marco na história do kart nacional, principalmente para a Mini, pois foi seu primeiro modelo de kart com motor lateral.

MINI Durval

Opinião de quem vos escreve:

Sempre tive muito “tesão” pelo Mini Assimétrico. Conheci o modelo em 1998, quando um cliente surgiu na oficina com um kart destes e queria “reformar”.

MINI para restauro

Passada a adrenalina da compra, ele acabou me vendendo o kart e eu o guardei durante alguns anos, até que acabei por repassar ao José Cordova, piloto a quem admiro muito.

Bem, passados alguns anos o kart voltou e eu resolvi começar o restauro com o advento do primeiro Brasileiro de Vintage no Velopark, em Julho de 2015.

Neste meio tempo pintou mais um, meu amigo Claudio foi buscar São Paulo. Dos dois, acabei restaurando o que comprei e do meu anterior, só usei os tanques.

Mesmo com o meu completo, presenteei o Claudio com o outro Assimétrico (o meu de 1998), afinal, ele não tinha nenhum para refazer e era mais que merecido pela estima e amizade que temos um ao outro… Saiba porquê:
O trabalho de alinhamento de chassi e a fibra, deve-se a genialidade do Claudio Zarantonello.

Chassi MINI assimétrico

Muitos pilotos reclamavam que o Assimétrico não fazia curva pra direita, pois bem, o meu ficou tão perfeito que fazia e faz para os dois lados! Isto deve-se a genialidade do Claudio Zarantonello!!!

Motor

Um sujeito deixou um “caco” de motor de Assimétrico aqui, dando-me de presente, dizendo que “aquilo era uma M*R*¨D@ e que bom mesmo, era McCulloch.

Adoro esta falta informação e consideração pelas antiguidades, pois aquilo que ele falou, prova-se por A+B (resultados) que não tem cabimento.

Motor

Apesar de “detonado” eu o restaurei por completo, usando peças que fabricamos inclusive, deixando tudo original.

Os blocos estavam destruídos, mas meus profissionais tem o toque de gênio e recuperaram tudo!

Durante 6 meses trabalhei avidamente neste kart, reconstruímos tudo desde as fibras, motor, chassi, tudo mesmo. E agora?

Agora, posso dizer que com este kart tive a maior glória esportiva de minha vida, ganhar um Brasileiro CBA montado num kart autografado pelo Bi-Campeão Mundial de F-1, Emerson Fittipaldi.

Não conheço MINI banheirinha melhor que este, nem mesmo os modelos mais novos como o MINI Brasil 1971. Todos que andei são bons, alguns ótimos, mas este modelo, é simplesmente IMBATÍVEL!!!

Emerson Fittipaldi no MINI restaurado

Que continuem a bradar que o modelo era ruim, que isso ou aquilo!!! Sempre defenderei ele em qualquer situação, pois a verdade muda de acordo com a pessoa e também, de acordo com a capacidade de guiar um MINI Assimétrico!!!

Como diria o Dionisio Pastore: Era o kart dos “Cobras” da Kart MINI, eles ganhavam corrida e conseguiam resultados…e eu também consegui!!!

MINI campeão brasileiro com Marcelo Afornali