Disputado desde 1965, o Campeonato Brasileiro de Kart é a principal competição nacional da modalidade, reunindo em 4 dias pilotos de todo o Brasil no kartódromo sede para as disputas classificatórias e para as finais de cada categoria.
Campeonato Brasileiro de Kart de 1971. No kart 34, Nelson Piquet. O tricampeão não teve bons resultados no embate com os grandes nomes do kart, como Zeca Giaffone e Carol Figueiredo.
Devido à grande quantidade de categorias, o campeonato é dividido em 2 fases. Até 2013, as fases ocorriam em sedes diferentes, mas desde 2014 ocorrem no mesmo kartódromo. A edição de 2017 está sendo disputada no Kartódromo Beto Carreiro, em Penha, SC.
A competição é do tipo “open” não havendo classificatória para inscrição, basta ser um piloto federado na CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), com habilitação para a categoria em que deseja competir, conforme as seguintes classificações:
Piloto Mirim de Kart – PMK – nascidos entre 2009 e 2010
Piloto Cadete de Kart – PCK – nascidos entre 2006 e 2008
Piloto Junior Menor de Kart – PJMK – nascidos entre 2004 e 2006
Piloto Junior de Kart – PJK – nascidos entre 2002 e 2004
Piloto de Kart – PK – nascidos de 1987 a 2003
Piloto Graduado de Kart – PGK – nascidos de 1987 a 2002, sendo exigido bons resultados em categorias anteriores ou curso de pilotagem em escola reconhecida pela CBA.
Piloto Sênior de Kart “B” – PSK-B – nascidos antes de 1987
Piloto Sênior de Kart “A” – PSK-A – nascidos antes de 1987 com experiência como PGK, ou com resultados expressivos como PSK-B.
OS RECORDISTAS DE TÍTULOS
Os pilotos com mais títulos brasileiros são Renato Russo e André Nicastro, ambos com 8 títulos cada um.
Mas esse empate pode mudar ainda em 2017.
Nicastro foi campeão na categoria Sudam em 2017, disputado no último final de semana, enquanto Russo ainda vai disputar o campeonato de 2017 na 2ª fase, no próximo final de semana.
Logo em seguida dessas lendas, vem outro grande piloto Brasileiro, Paulo Carcasci, com 7 títulos.
Uma curiosidade é que grandes nomes do automobilismo brasileiro, como Ayrton Senna e Rubens Barrichello, não chegaram nem perto destes recordes, muito disso porque seguiram suas carreiras para a Europa.
EQUILÍBRIO DE EQUIPAMENTOS
Visando um maior equilíbrio em categorias muito disputadas, os motores são preparados e equalizados pela RBC Preparações e sorteados entre os pilotos nas categorias Mirim, Cadete, F4 e Sudam.
Nas demais categorias o equipamento utilizado é do próprio piloto/equipe, sendo obrigatório apenas que sejam equipamentos homologados.
Entre os fabricantes de chassis, a competitividade é garantida. 10 marcas participam do campeonato, sendo que 6 ganharam títulos até o momento.
PREMIAÇÃO DIFERENCIADA
Em 2017 a CBA vai mais uma vez oferecer uma premiação especial para os jovens pilotos que buscam fazer carreira no automobilismo.
O campeão da categoria Sudam receberá como prêmio uma temporada paga pela CBA na Fórmula 3 Academy, divisão para iniciantes da Fórmula 3 Brasil.
Uma condição de regulamento é que o piloto premiado nunca tenha feito nenhuma corrida na F3 e com menos de 20 anos, esse ano o premiado foi o piloto Lucas Okada.
Apesar do acidente na última curva, Lucas Okada garantiu o 3º lugar e a vaga para a Fórmula 3 Academy em 2018.
Não deixe de acompanhar a 2ª fase do Campeonato Brasileiro de Kart de 2017, as disputas são emocionantes e grandes feras ainda vão para a pista nesse próximo final de semana.
Acompanhe o Box Aberto no Facebook e saiba onde assistir e os horários das finais do Campeonato Brasileiro de Kart 2017.
Fontes:
blogdojovino.blogspot.com.br/2014/03/campeonato-brasileiro-de-kart-em-taruma.html
cba.org.br
kartmotor.com.br
velocidadetotal.com.br
blogdojovino.blogspot.com.br/2014/03/campeonato-brasileiro-de-kart-em-taruma.html
f1mania.lance.com.br/kart/brasileiro-de-kart-apos-24-corridas-definidos-os-grids-das-finais/