Categorias Escola parte 2 – Fórmula Ford

Fórmula Ford

Criada inicialmente na Inglaterra em 1967, como uma alternativa para escolas de pilotagem aos carros de Fórmula Junior e Fórmula 3, que tinha custo de fabricação e manutenção muito elevados, a Fórmula Ford obteve sucesso ao promover o talento de jovens pilotos com uma categoria de baixo custo.

Entre as especificações do regulamento original da categoria, uma das principais era a limitação nos custos.

Um veículo em condições de competir não poderia custar mais de £1.000. A fabricação de chassis era livre, o motor utilizado era de 1.600 cc, original do Ford Cortina G.T, pneus de rua e era proibido os apêndices aerodinâmicos.

Lola Ford

Primeiros anos da Fórmula Ford, na Inglaterra, com chassis de grandes fabricantes já presentes, como Lola e Lotus.

Logo nos primeiros anos, a categoria começou a revelar muitos talentos que se mostraram grandes campeões mais tarde. Um destes primeiros talentos foi um brasileiro ousado, que tomou coragem para desbravar a Europa, chamado Emerson Fittipaldi.

Os primeiros contatos do brasileiro com a categoria foi através da escola de pilotagem de Jim Russell, umas das melhores até hoje. Mais tarde, Emerson se tornaria o primeiro piloto da Fórmula Ford a chegar, a vencer uma corrida e a ser campeão mundial de Fórmula 1.

As primeiras competições eram realizadas em formato de torneios, disputados principalmente no autódromo de Brands Hatch.

No Brasil, a Fórmula Ford foi introduzida com o Torneio BUA (BUA é a sigla de British United Airways, companhia aérea inglesa que patrocinou o evento), em 1970. Organizado por Antonio Carlos Scavone, no começo do ano, em 5 etapas disputada em 4 pistas pelo Brasil.

A última etapa deste torneio marcou a reabertura do Autódromo de Interlagos, até então fechado para reformas. Os melhores pilotos brasileiros participaram desta competição, inclusive o então campeão da Fórmula 3 inglesa, Emerson Fittipaldi.

A título de curiosidade, as corridas foram bem competitivas e Emerson não teve vida fácil para ganhar esse título. No final deste mesmo ano ele venceria sua primeira corrida na Fórmula 1.

Portanto, podemos entender que o nível dos pilotos na categoria era bem alto.

Torneio BUA

Alinhamento de grid do Torneio BUA, que introduziu a Fórmula Ford no Brasil. Ao centro, o destaque para Emerson Fittipaldi, com chassis Lotus.

Pilotos revelados

Considerando o Torneio BUA, grandes nomes do automobilismo nacional passaram pela Fórmula Ford, desde Emerson e Wilson Fittipaldi, Alex Dias Ribeiro, Chiquinho Lameirão, Luiz Pereira Bueno, até Gil de Ferran, Rubens Barrichello, Christian Fittipaldi, sendo o último campeão Juliano Moro.

Ayrton Senna também passou pela categoria, e com grande sucesso, porém não no Brasil. Após o kart, Senna foi competir na Inglaterra de Fórmula Ford 1600, passando ainda pela Fórmula Ford 2000, onde se destacou e fez toda sua carreira até a Fórmula 1.

A partir do ano de 1971 foi criado o Campeonato Brasileiro de Fórmula Ford, disputado até 1996, sendo algumas temporadas mais fortes, outras nem tanto.

O carro

O grande destaque da categoria fez com que grandes fabricantes de chassis e veículos de competições desenvolvessem seus modelos de Fórmula Ford.

Entre os mais famosos estão os carros da Lotus, um dos primeiros modelos, e os Reynard, fabricante que desenvolveu os chassis com os melhores resultados na Fórmula Indy em seu tempo áureo.

Rubens Barrichello

Rubens Barrichello em seu Reynard de Fórmula Ford, um dos grandes expoentes revelados na categoria ainda no Brasil.

Atualmente a categoria principal segue o regulamento da Fórmula 4, da FIA, utilizando chassis Mygale, na Inglaterra.

Em outros países, como Austrália, Nova Zelândia e EUA, ainda existem fabricantes locais que fazem os carros baseados em um regulamento próprio.

Pela tradição da categoria no Reino Unido, existe ainda uma categoria de Clássicos da Fórmula Ford, disputado com carros de vários anos, divididos em categorias de acordo com sua performance.

Ayrton Senna

Ayrton Senna na Fórmula Ford 2000.

Apoio da marca

Apesar de sempre levar esse nome, a categoria não foi idealizada pela montadora americana.

Quando no desenvolvimento da categoria, ainda em 1967, o motor do Ford Cortina GT mostrou-se o melhor custo/benefício para a categoria. Posteriormente foi oferecido à marca que utilizasse as competições como marketing para a empresa.

No Brasil, a Fórmula Ford teve início com os motores do Ford Corcel e contou com apoio da marca, que queria promover seu modelo de entrada como um veículo com apelo esportivo.

Quando da criação da Auto Latina, passaram a adotar os motores AP, compartilhados entre a VW e a Ford naquela época.

Curiosidade

O nome Fórmula Ford é uma marca tão importante no automobilismo que, nos EUA, a categoria adotou motores Honda em uma última modernização pela qual passou, porém ficou conhecida como Formula Ford Honda.

Fórmula Ford Honda

Fórmula Ford Honda, categoria disputada na América no Norte seguindo o conceito tradicional da categoria, porém com carros mais modernos.

Fonte:
www.classicformulaford.com/history/4581790219
www.terrywalkersplace.com/Articles/Formulaford.htm
formulafordbrasileira.blogspot.com.br
www.mygale-cars.com
www.brscc.co.uk