Distribuição de peso – como mudar a dinâmica do kart

Dinâmica do kart

Quando você chega no box para pegar seu kart, a primeira preocupação é verificar as condições gerais do bólido e acertar a posição do banco, deixando sua posição no kart a mais confortável possível para a corrida. Mas, você sabia que esse pode ser um momento decisivo para sua corrida?

Apesar de todas as variações e possibilidades que podem ocorrer nos ajustes de um kart, a “equação” do comportamento dinâmico do kart “fecha” com as forças que atuam sobre os pneus, proporcionando aderência.

Umas das formas mais significativas que atuam no kart é o peso do piloto. Então, por que não usar essa força a seu favor?

Mas Raymundo, como faço isso?

Vamos entender melhor como o peso atua sobre os pneus.

O peso de um kart de aluguel com um piloto de 90 kg é de aproximadamente 230 kg. A distribuição tida como ideal deste peso é de 42% do peso nas rodas dianteiras e 58% nas rodas traseiras, sendo esse peso distribuído por igual entre os lados do kart.

distribuicao_peso_42_58

Ao regular o banco, você pode modificar essa distribuição de peso. Contando que você tenha estatura que lhe permita modificar essa distância, cada posição do banco lhe permite mover o banco aproximadamente 2 cm para frente ou para trás. Colocando o banco 1 ponto para a frete no exemplo acima, as distribuições de peso mudam para as seguintes:

distribuicao_peso_44_56

Essa pequena modificação aumentou a carga nos pneus dianteiros em aproximadamente 4 kg, uma diferença que gera mais aderência na dianteira, ao mesmo tempo que essa mesma carga foi retirada dos pneus traseiros.

Como usar isso a seu favor

Use sua experiência para entender o comportamento que você deseja no kart. Se busca mais tração, o banco deve ficar mais para trás, mas possivelmente o kart vai ter uma tendência de sair de frente.

Se você busca um kart que tenha uma frente mais firme e saia mais de traseira, coloque o banco mais para a frente. Na chuva, por exemplo, há uma tendência do kart sair de frente, então pode ser mais interessante usar o banco mais para a frente.

Lembre-se: caso precise utilizar o banco na posição mais para a frente possível no kart, você não poderá explorar muito bem este recurso. Não sacrifique uma posição de pilotagem segura em troca de tentar mudar a dinâmica do kart.

Espero que essas dicas te ajudem a melhorar os resultados na pista. Seja criativo e entenda bem o funcionamento da máquina, do kart, para tirar o máximo dela.

Fonte:

www.kartingmagazine.com/features/technical/tech-talk-weight-seat-positioning/
www.kartpedia.com/index.php?option=com_content&task=view&id=34&Itemid=27
www.kartmini.com.br/index.php?tipo=manual&lingua=
www.carrosinfoco.com.br/carros/2014/10/o-kart-explicado-distribuicao-de-peso/