Kart Próprio: a escolha dos equipamentos

Kart próprio

Muitos pilotos de kart amador têm vontade de ter seu próprio kart, seja apenas para treinos ou para competições, mas sempre há a dúvida sobre os custos envolvidos, equipamento para compra e, posteriormente, como acertar o kart, melhorar o setup.

Deixo aqui algumas dicas e sugestões que eu tenho feito ou utilizado nessa minha jornada no mundo do kart.

Escolha do equipamento

Para treino, as condições gerais do kart são mais importantes que o ano, assim como em um carro usado. Estado de conservação e quantidade de uso são as principais observações a serem feitas.

Chassis

Um chassis mais antigo, pós ano 2000, tem excelente custo/benefício para treinos, pois serão equipamentos baratos para compra, com peças disponíveis no mercado para manutenção, porém não estarão adequados para competições oficiais, organizadas por federações homologadas pela CBA.

Pode-se utilizar este chassis em competições amadoras para karts próprios mas, dependendo da concorrência, o equipamento pode não ser competitivo.

Se você estiver disposto a investir no esporte e principalmente competir mais profissionalmente, então um chassis novo é a melhor opção.

Os valores para estes equipamentos variam muito, desde 2 mil Reais por um chassis mais antigo usado, até 6 mil Reais por modelos usados mais modernos. Já os modelos novos, 0 km, custam de 8 até 15 mil Reais, de acordo com o fabricante do equipamento.

Motores

Para este item, as variações são maiores. Quem está saindo agora dos rental, sua adaptação ao kart F4 será mais rápida e mais fácil. Esta categoria utiliza o mesmo motor 4 tempos dos karts de aluguel que, com preparação dentro dos regulamentos da CBA chega à potência de aproximadamente 18 hp.

Suas principais vantagens são o baixo custo de manutenção e elevada durabilidade. Alguns preparadores extraem ainda mais potência deste kart, mas as quebras ficam mais frequentes, a durabilidade das peças reduz.

O modelo mais utilizado nesta categoria é o Honda GX390, que pode ser encontrado no mercado por preços entre 3 mil Reais (usado) e 6 mil Reais (novo) já com a preparação CBA.

Um piloto mais experiente e que está disposto a um maior investimento deve buscar um kart 2 tempos, considerado o kart clássico, com padrões muito semelhantes em todo o mundo.

Há diferentes opções de motores para esta categoria, como o KTT (nacional), o Parilla e o Italsystem (importados). São motores projetados para competições de kart, sua durabilidade é bem menor que os motores 4 tempos e geram algo em torno de 30 a 35 hp.

Em paralelo a estes modelos, existem os motores Rotax, bastante discutido na edição 28 do podcast.

Esta empresa, originária do setor aeronáutico, desenvolveu um equipamento diferenciado para kart, que une a potência dos motores 2 tempos, com uma excelente durabilidade, conseguida com a utilizações de tecnologias e materiais mais modernos em sua fabricação. Porém, este equilíbrio tem uma consequência, o preço do equipamento, conforme será apresentado abaixo.

Agora, se você já é bem experiente e quer desenvolver reflexos ao nível de pilotos de Formula 1, seu equipamento deve ser um Shifter.

Além do chassis especial, com freios também nas rodas dianteiras, o motor é fabricado especialmente para os karts e possuem caixa de marchas de 6 velocidades. A potência deste motor pode chegar a aproximadamente 45 hp, e andar rápido é algo difícil até mesmo para pilotos muito experientes.

Apresento abaixo uma tabela comparativa dos motores mais populares utilizados em kart:

Comparativo de marcas

Além dos custos apresentados para manutenção do motor do kart há o custo de manutenção do equipamento como um todo, para participação de treinos e corridas.

Um jogo de pneus novos MG Vermelho custa aproximadamente 630 Reais e dura entre 5 e 6 treinos de 1 hora na pista (esse é o tempo médio que tem durado meus treinos nos finais de semana). Pneus mais macios duram menos e custam mais caros.

Para uma corrida, sempre se utiliza pneus novos no treino de classificação, para obter o melhor desempenho do kart, mas em treinos isso não é necessário. Então, há um comércio de pneus usados entre pilotos e equipes que competem profissionalmente e estão sempre utilizando pneus novos, e pilotos que estão apenas treinando, sendo possível encontrar pneus com “meia vida” por menos da metade do preço. Estes pneus usados também são comercializados em algumas lojas de peças para kart e são um alívio nos custos.

O custo com gasolina não chega a ser significante, sendo de aproximadamente 40 Reais de gasolina de alta octanagem por treino.

Para os motores 2 tempos é necessário ainda a utilização de óleo misturado ao combustível, em proporção de aproximadamente 1:30 (ou 3,33%, variando de acordo com o fabricante do motor), o que significa 1 litro de óleo 2 tempos para cada 30 litros de gasolina. Utiliza-se o óleo Motul Kart, que custa aproximadamente 100 Reais o litro.

Aluguel de pista

Os valores de aluguel de pistas variam de acordo com a categoria em alguns kartódromos e com a quantidade de pilotos por kart em outros. O valor médio é aproximadamente o mesmo.

Seguem abaixo os valores para os principais kartódromos de São Paulo:

Kartódromo Granja Viana

Devido ao grande movimento nesta pista há uma tabela de horários e valores disponíveis, que pode ser consultada diretamente no site do kartódromo.

Para categorias cadete, mirim, micro max e mini max (infantil e infanto-juvenil) durante a semana o valor é de 50 Reais. Para as demais categorias, durante a semana, 75 Reais. No final de semana o valor sobre para 80 Reais em todas as categorias.

Kartódromo Aldeia da Serra

É cobrado 150 Reais para treinos de adultos e 120 Reais no treino para kart infantil (categoria cadete e mirim), podendo treinar até 2 pilotos no mesmo kart por este valor.

A disponibilidade da pista para treino está divulgada no site do kartódromo.

Kartódromo de Interlagos

Os valores neste kartódromo variam de 60 Reais nas categorias infantis, durante a semana, a 80 Reais para categorias adulto, não havendo diferença nos finais de semana. A tabela de disponibilidade está disponível no site do kartódromo Granja Viana, que tem a concessão do espaço.

Apoio de pista e garagem para o kart

Este é um fator muito particular a cada kartista, pois varia de acordo com os seus conhecimentos de mecânica e disponibilidade para trabalhar no kart e de vagas na garagem de casa/apartamento. Você pode manter seu kart em casa e, com uma carretinha ou caminhonete, levar ao kartódromo apenas nos dias de treino.

Alugar uma garagem no kartódromo só para você (opção mais cara ao meu ver) ou deixar o kart aos cuidados de um mecânico especializado, que armazenará seu kart junto de outros e realizará a manutenção necessária, além de ser seu apoio de pista nos dias de treinos e corridas, também é uma opção.

Cada uma delas dependerá de sua disponibilidade ou dos custos no kartódromo de sua preferência. Como referência, para deixar o kart no kartódromo aos cuidados de um bom mecânico e ter o conforto de poder chegar pra treinar sem ter que fazer uma mudança todo final de semana, o investimento é de aproximadamente 500 Reais por mês, variando de acordo com profissional.

Se você anda de kart amador, participa de campeonatos amadores e quer começar a treinar com kart próprio, minha sugestão é comprar um equipamento usado, com chassi 2013 ou mais novo e motor Honda GX390 preparado CBA (18 hp). O mais importante nesse momento será ter o máximo de quilometragem na pista, e esse equipamento vai te proporcionar isso.

Compare os tempos com os companheiros de treino e tente estar sempre entre os melhores em todas as variações de pista, sempre verificando se o equipamento do amigo está dentro dos regulamentos oficiais ou não.

Arrisque mudanças de setup, entenda o que está acontecendo com o kart, quais são as reações a cada alteração feita e aprimore suas técnicas de pilotagem.

Com este equipamento você poderá participar de corridas amadoras e profissionais, com baixo investimento e boa competitividade.

E, se o futuro lhe parecer promissor, então invista em equipamentos melhores e siga seu caminho de vitórias.


Fonte da tabela:
www.kart.com.br/motor-honda-sport-21hp-f400
www.motoresfortex.com.br/categoria_2069_6612_11041_motores.loja
www.cba.org.br/_img/dinamics/regulamentos/rnk-2016.pdf
www.iamebrasil.com.br/
www.rotax-kart.com/en/Products/MAX-Engines/1-125-MAX-evo
www.tmracing.it/kart/
www.galiffakart.it/en/kz-engine-set-125-cc