Motor 2 tempos

Todo kartista sabe que os karts mais rápidos usam motor 2 tempos. Qual a razão deste nome? Quais os principais componentes?

Motor 2 tempos

Um motor de 2 tempos recebe essa denominação porque todo o ciclo para funcionamento do motor (Admissão, Compressão, Expansão e Escape) ocorrem em “2 tempos”, ou seja, duas movimentações do pistão.

Na animação acima, podemos entender melhor o funcionamento deste tipo de motor.

O ar é admitido na entrada do carburador (simbolizado na cor azul) recebe o combustível misturado com óleo lubrificante através da pulverização no venture do carburador, formando a mistura para a combustão.

O movimento do pistão para cima puxa a mistura para dentro da câmara inferior, onde a mistura lubrifica o virabrequim, biela e camisas do cilindro.

Quando o pistão se desloca para baixo, devido à combustão que ocorreu na parte de cima, essa mistura é comprimida, e se desloca para a câmara de combustão (parte superior do pistão).

Neste momento, as palhetas se fecham para que a mistura não volte pela admissão. O pistão então comprime a mistura para que seja feita a combustão, ao mesmo tempo em que mais mistura está sendo puxada para a câmara inferior.

Após a queima, os gases são expulsos para o escapamento pela mistura que entra para ser comprimida. E assim o ciclo segue.

CARBURADOR

Componente onde é realizada a mistura entre o ar e o combustível para a combustão do motor.

Pelo formato deste tipo de motor, o óleo lubrificante precisa ser misturado ao combustível para que essa mistura possa lubrificar os componentes do motor.

Carburador

Para que a mistura seja bem feita no carburador, é sempre necessário uma bomba de combustível, mas diferente da maioria dos carburadores para carros, o kart tem uma bomba por diafragma, com funcionamento bem simples, porém delicado.

Um dos grandes segredos para ter um motor com bom rendimento é um bom ajuste do diafragma do carburador.

Diafragma carburador

PALHETAS

Entre o carburador e a parte principal do motor ficam as palhetas.

Este consiste em um sistema de válvulas que possibilita maior compressão no pistão, gerando uma explosão mais forte e, por consequência, mais potência.

Palheta

Fabricadas em Fibra de Carbono, combinam flexibilidade e pouca espessura para proporcionar um bom fluxo no momento da admissão e uma boa vedação no momento da compressão.

Esquemático de funcionamento da palheta

MAIS POTÊNCIA, MENOS TORQUE

Os motores 2 tempos desenvolvem maior potência por volume do motor, principalmente pelas elevadas rotações obtidas.
Porém, o torque é menor, uma vez que a vedação na câmara de combustão é menos eficiente. Com o acerto correto e uma boa relação de transmissão, o aproveitamento da potência resulta em muita velocidades.

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Fonte
commons.wikimedia.org/wiki/
imgur.com/gallery/eatFH
www.youtube.com/watch?v=-QJMDFJJ7LQ&list=PLpSrumdDRttPFqwZcZeSw1V1wxM5vdyvA
www.kttkart.com.br/carburadores_corpo_junior_preparacao.html
www.megakart.com.br/loja/catalogo.php?loja=476141&categoria=16&pg=2