As manobras de ultrapassagem são parte corriqueira de uma boa corrida.
Boa parte da obtenção de bons resultados depende de saber realizar esse tipo de manobra da maneira correta e no momento correto.
Neste artigo vou mostrar um pouco da técnica e da dinâmica por trás de uma manobra como essa analisando 4 situações deferentes, mas uma regra é única: sempre pense em qual será a situação após a ultrapassagem, qual a próxima curva.
Essa regra vai te ajudar não só a planejar melhor a ultrapassagem, como também a defender-se de uma ultrapassagem.
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Curvas de 90°
Curvas desse tipo, principalmente de raio mais fechado, possibilitam boas ultrapassagens, pois para fazermos a curva com uma boa velocidade, tendemos a abrir bastante a entrada dessa curva, deixando um espaço bem grande para que o adversário coloque o kart por dentro e realize a manobra.
Ataque: Antecipe o ponto de tangência da curva, o ápice, colocando o kart mais para dentro na entrada da curva.
Tome os seguintes cuidados na saída da curva:
– se a próxima curva é para o mesmo lado que a curva que está fazendo, planeje uma saída de curva também mais fechada, para não deixar o espaço para o “X”;
– se a próxima curva é para o lado oposto, pode realizar uma saída mais aberta, e assim não deixe espaço para o adversário atacar na próxima curva.
Defesa: Antecipe o ataque adversário e não abra muito a entrada da curva.
Pense na seguinte situação:
– se a próxima curva é para o mesmo lado que a curva que está fazendo, planeje uma saída de curva também mais fechada, para não deixar o espaço para o ataque na segunda curva;
– se a próxima curva é para o lado oposto, pode realizar uma saída mais aberta, e assim não deixe espaço para o adversário atacar na próxima curva.
Curvas de 180°
Ultrapassar em curvas desse tipo pode ser mais difícil, pois em geral a entrada de curva é realizada mais fechada, então o adversário à sua frente normalmente não deixa muito espaço.
Ataque: Em uma trajetória normal, faríamos esse tipo de curva com o ponto de tangência do meio para o final da cuva.
Transforme essa trajetória em uma curva com duas tangências, ou dois ápices, isso porque ao antecipar o ponto de tangência da curva, colocando o kart mais para dentro na entrada da curva, vai fazer com que você fique mais por fora da curva na segunda metade dela, possibilitando o “X” do adversário.
Neste ponto, segure o kart e continue a curva fazendo uma segunda tangência pouco após o meio da curva.
Aqui você deve estar pensando “é fácil falar, mas como fazer isso?”.
A única forma é reduzir um pouco mais a velocidade. Nessa manobra, o “trail braking” vai te ajudar muito na manobra, pois para melhor efetividade dessa manobra, a freada durante a curva será muito necessária.
Lembrando, pense sempre na próxima curva.
Defesa: Antecipe o ataque adversário e não abra muito a entrada da curva.
Pense na curva seguinte para definir a estratégia da saída de curva.
Se a ultrapassagem na entrada de curva for eminente, mude a estratégia, e prepare para dar o “X”, sem esquecer da próxima curva.
Se o ataque do adversário não for completo, novamente, defenda-se pensando na próxima curva.
No vídeo acima, a primeira ultrapassagem realizada foi mau executada, visto que na saída da curva deixei um espaço que permitiu ao adversário realizar o “X”.
O mesmo também executou uma excelente manobra de defesa, pois quando percebeu o ataque, preparou melhor a saída de curva e recuperou a ultrapassagem.
Na segunda vez que realizei a manobra, fiz com mais cuidado, deixando menos espaço na saída de curva e mantendo uma linha defensiva para a próxima curva.
Raio Crescente
Esse tipo de curva é definida um uma primeira parte mais fechada, seguida por um crescimento no raio, tornando a saída mais suave.
Como a saída é aberta, a trajetória fechada na entrada faz a defesa da ultrapassagem ser mais fácil.
Ataque: Planeje melhor a saída.
Faça uma entrada bem aberta, deixando o ápice da curva entre o meio e a saída da curva. Com o crescimento do raio, mantenha o kart mais para a parte interna, o que vai possibilitá-lo de realizar uma trajetória menor.
Defesa: Semelhante ao que se realiza no ataque, mantenha uma saída de curva mais fechada.
Dificilmente a ultrapassagem será realizada na entrada da curva, então você pode manter uma entrada aberta, mas sem exagero, pois sempre é possível o ataque na entrada da curva.
Raio Decrescente
Esse tipo de curva é definida um uma primeira parte mais aberta, seguida por um decrescimento no raio, tornando a saída mais fechada.
Como a saída é fechada, a trajetória aberta na entrada faz a possibilidade de ultrapassagem ser maior.
Ataque: Realize um entrada da curva mais fechada para que se mantenha por dentro na segunda metade da curva.
Para que a manobra dê certo é necessário entrar na curva ainda com alguma velocidade, e realizar a freada já com a curva iniciada, o “trail braking”.
Defesa: Proteja a entrada da curva, mantendo uma trajetória mais fechada, também realizando um “trail breaking”.
Realize uma saída com tranquilidade, pois o “X” nesse caso é muito difícil, devido a segunda parte da curva ser mais apertada.
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Referências:
– http://www.formula1-dictionary.net/cornering_tech.html
– http://www.ayrtonsenna.com.br/en/piloto/arte-de-pilotar/as-ultrapassagens/
– http://www.kartblog.info/2011/03/inhaaltechnieken-breed-in-snel-uit/
– https://sites.google.com/site/tamemechazineiiet/home/more/cornering-technique